Leites Vegetais + Leitinho Amélie Poulain

Leite de CôcoSemana passada estava com a nossa nutricionista falando sobre as alergias e intolerâncias alimentares e conversávamos sobre o leite.

Como alguns sabem, o ser humano é o único “animal” que após a fase adulta continua a tomar leite. Até ai tudo bem, somos muito diferente de outros animais em diversos fatores, mas o curioso deste fato é que devido a ausência ou quantidade insuficiente de uma enzima digestiva chamada lactase, que para de se ser fabricada por volta dos 4 anos de idade no seres humanos, o organismo não consegue fazer a quebra do açúcar (lactose) presente no leite. O que para grande parte dos adultos causa mal estar como gases e uma digestão pesada além do desequilíbrio da flora intestinal e de sua parede.

Do desequilíbrio gerado pelas proteínas do leite que passam para circulação sem serem devidamente digeridas, o organismo, muitas vezes, entende que esta sendo atacado e as reações subseqüentes desencadeam o aumento da produção de Muco no organismo.

Aí já viu…organismo desregulado… no outono/inverno ainda cima, pode decorrer em asma, rinite, sinusite, alergia… Não é legal!

Como não queremos nada disso, mas queremos um leitinho quente ou mesmo um chocolate quente hiper, ultra gostoso pra aquecer, aconchegar, namorar, receber visitas e ser feliz, rs, As receitas que vamos passar são de leites alternativos e muuuuiiito saborosos.

Outono de conforto e com muita saúde.

LEITE DE CÔCO  DOS SONHOS 

11304161_10152825588111207_96932503_n

Esta receita é muuuuiito gostosa de fazer!

Gosto do ritual dela! Também temos por aqui uma receita do leite de côco fresco, mas pro inverno eu fico com leite de coco seco. A diferença da carne gera uma consistência mas cremosa e muito mais gostosa de beber o leite quentinho!

Outro motivo é que esta receita me gera um universo de sensações quando  eu estou a fazendo.  É daqueles processos que começam desde a ida até o super mercado para comprar o côco. Ele tem um lugarzinho simpático no mercado, um preço super convidativo ( cerca de r$ 2,70 – 800g ) e um rendimento super bom ( 1 litro de leite + 400 grs de coco moído), além da reafirmação de personalidade que se tem no momento de abrir o côco corretamente sem desperdiçar a  água de côco, quebrado de forma segura  e em seguida descolar o coco da casca. É só a superação! rs

Super possível, calma! Mas é como abrir um tesouro!

Existe uma ferramenta em lojas de multi coisas que é um abridor manual para retirar a água do côco. Se você não encontrar e não quiser pedir para seu porteiro abrir pra você, você pode optar por uma furadeira, se vc tiver uma broca só pra isso!!! Aqui temos um mini martelinho que nós ajuda muito com uma espécie de prego. Assim tiramos a água. E em seguida seguimos uma linha no sentido do miolo do côco para o centro para que o côco rache. O martelinho serve para quebrar o coco em pedaços menores para que com uma faquinha de ponta fina você desloque a polpa do coco da casca. Você pode fazer de uma forma adaptada. Aconselho um pano para embrulhar o coco na hora de quebra-lo em pedaços menores.

Feito isso basta bater o coco com água no seu liqüidificador. Para melhor bater faça em duas vezes. A quantidade de água necessária é sempre apenas a quantidade de água para cobrir o côco. Bata até que você o sinta bemmmmm cremoso. Pode ser generosa(o) no tempo. Depois coe a água do coco com um voal ou pano limpo! Este processo é uma delícia! Super Amelie Poulin! É uma delicia sentir o leite quentinho depois de batido, com a textura suave com que o coco fica. Ele fica tão sequinho e moidinho no final que parece um algodão! Este coco você pode usar para fazer um doce de abóbora com côco ou uma farofinha!

Com o leite as possibilidades também são muito generosas!

O  Post ficou grande e não vai caber tuuuudoooo que esta por vir sobre estes leite e receitas, mas estamos focando no aconchego dos dias frios, então…. Vai preparando o leite que já já vem uma receitinha MASTER pra fazer com este leite e em seguida as receitas dos outros leites vegetais! 😉

11414580_10152825588171207_1429987483_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s