Extra! Extra! Receita de Strogonoff Vegetariano

Atendendo a pedidos, divulgamos nossa receita de strogonoff vegetariano.

Quem já conhece um pouco da nossa cozinha, sabe que a maioria das  nossas receitas são constantemente reinventadas. Então, sempre que escrevo uma receita, penso em várias possibilidades para ela. Por exemplo: Uma receita pode variar de acordo com os alimentos da estação, com a lembrança daquele legume que estava sendo esquecido na geladeira,  ou mesmo um tempero que voce não usava faz tempo. Com o strogonoff vegetariano é assim! Você pode abusar das combinações.

Nossa última receita levou shitake mas não levou cogumelo paris – que sempre uso. Já a anterior, fizemos com bolinhas de muçarela tradicional e nesta fizemos com muçarela de búfala – fica divino.  Tem quem goste de fazer a receita com vinho branco. Eu tenho usado conhaque,  mas desta vez usei whisky – que também fica excelente. Quando faço para o público adolecente coloco até milho.

Use e abuse da sua imaginação e dê sempre um toque pessoal! Confie em você e no seu paladar, mas use sempre alimentos frescos e de boa qualidade. Às vezes certas economias podem comprometer o sucesso de sua receita.

Dica! Eu sempre uso creme de leite fresco. Além de oferecer uma alimentação mais saudável por não conter sódio, carboidratos e gordura saturada, ele também é muito mais saboroso.

Então vamos à receita:

DSC_1686 DSC_1690 DSC_1694

Ingredientes

2 cebolas
2 abobrinhas
1 cenoura
100 g de provolone
100 g de palmito
100 g de muçarela de búfala
200 g de cogumelo paris (ou o cogumelo que você preferir)
400 ml de passata de tomate (molho de tomate sem semente)
200 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de whisky ou conhaque

Modo de preparo

Dore as cebolas na panela com um fio de azeite e refogue. Junte a passata e cozinhe o molho por cerca de 15 a 20 minutos. O sabor do molho deve ficar bem suave, portanto acrescente água o quanto baste. Enquanto espera o molho ficar pronto, corte as abobrinhas, o palmito e o provolone em cubos de 1cm. Já a cenoura, deve ser cortada em cubos miúdos. Os cogumelos e a muçarela você pode cortar em fatias ou em cubos. Refogue os cogumelos e a abobrinha por cerca de dois minutos em uma frigideira. Nós, ao contrario de muitas receitas tradicionais, cozinhamos separadamente, pois assim os ingredientes não perdem o sabor para o molho de tomate. E lembre-se: o importante desta receita é que os ingredientes fiquem al dente, com uma consistência crocante, e estejam cortados em tamanhos pequenos, para que você não precise parti-los no prato. Misture tudo na panela do molho e, ao final, acrescente o creme de leite  e o wisky. Corrija o sal se necessário.

Para acompanhar, faça o tradicional arroz branco e umas batatinhas calabresas salteadas na manteiga com tomilho e sal grosso.

Depois disso, como diz Julia Child: Bon Appétit!

IMG_20130809_150413

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s