Feriadão com pizza

Nada como um feriadão pra gente descansar. 

Mas como dizemos por aqui, nós descansamos trabalhando!
 
Fim de semana é quando deixamos a “dieta” um pouco de lado para comer algumas gostosuras, tidas como besteiras. Além, é claro, de nos reunirmos os amigos! 
 
Neste feriadão, que pra gente só acabou ontem, resolvemos testar uma receita nova de Pizza.
 
Pesquisando, descobri que as melhores receitas são as que deixam as massas descansar por muitas horas. Descobri também que há quem use batedeiras planetárias para sovar a massa, o que não foi o nosso caso, mas é muito bom saber! Vai que um dia o desejo de comer uma pizza é maior do que o tempo para fazê-las?!
 
Como tínhamos tempo, começamos a massa por volta de meio-dia para começar a produzi-las por volta das 21h. Ou seja, o descanso da massa foi de 9h. O tempo mínimo para a massa descansar é de 1h30 e o máximo de 12h. Este conhecimento sobre o tempo é muito importante para a sua organização e para o sucesso da receita. 
 
Outra coisa muito importante na hora de fazer a massa são os ingredientes. Nós utilizamos a farinha da marca Renata. Todas as pessoas que conheço, que fazem uma boa pizza caseira no Rio de Janeiro e em São Paulo, utilizam esta marca. A importância da escolha da farinha é pelo fato de algumas farinhas absorverem mais a umidade do que outras. 
 
Para pizza utilizamos fermento biológico fresco! Nada daqueles fermentos em pó comuns a bolos.
 
Outro fator importante é deixar a massa em algum lugar razoavelmente morno, que não pegue muitos golpes de vento e friagem. Pois o fermento se utiliza de calor para crescer. 
 
Depois das dicas, vamos à pizza:
 
Pra pizza
1kg de farinha de trigo Renata
100g de fermento biológico fresco
20g de gordura vegetal
100g de azeite de oliva
650ml de água 
2 pitadas de açúcar
3 pitadas de sal
 
Pro molho
2 latas de tomate pelatti
3 cebolas pequenas*
2 pitadas de sal 
ou
2kg de tomates maduros
1 pitada de sal
Pimenta a gosto
 
Fazendo o molho
O molho deve ser um molho suave para não interferir demais no sabor da pizza. Por isso é importante que seja feito idealmente com tomates frescos. Utilizamos tomate pelatti por improviso. Mas não se preocupem que o resultado não deixa a desejar. Basta refogá-los. Primeiro refogamos a cebola, e assim que estiverem transparentes jogamos os tomates. O molho deve ficar líquido, sem muitos pedaços grandes de tomate.
 
*Nós utilizamos cebola, mas não é de praxe.
 
Para o caso de tomates frescos e maduros, 2kg são suficientes para esta receita onde utilizamos 1kg de farinha de trigo. E neste caso, eles não precisam ser refogados.
Retire a parte de cima dos tomates com a faca ou escalde-os para retirar a pele, corte-os ao meio e tire as sementes. Bata no liquidificador até virar uma papa. Depois, tempere com sal e o tempero que escolheu.
 
Fazendo a Massa
1.  Coloque o fermento biológico em um prato e o quebre com um garfo para que ele fique em pedacinhos. Separe as 20g de gordura vegetal.
2. Coloque fermento, gordura, sal, açúcar e azeite de oliva em um refratário redondo e misture-os  com os dedos até  que fiquem bem quase líquidos e homogêneos.
3. Junte a farinha e a água aos poucos. Conforme for sovando, vá acrescentando mais farinha e mais água. A massa no começo fica um pouco pegajosa, mas conforme for trabalhada, vai ganhando uma consistência mais uniforme e lisa. O ponto da massa é quando ela estiver soltando totalmente da sua mão. Você vai perceber que a mão vai ficando livre da massa. Quando estiver neste ponto, ela já esta pronta para ser tapada.
4. Deixe a massa em um bowl que tenha espaço para ela crescer. Tape o bowl com papel filme e por cima um pano de prato, para manter o calor e para que ela não cresça infinitamente e perca a consistência.  Coloque um pano de prato por cima e deixe fermentar. Como falamos acima, deixe no mínimo por 1h30 e, no máximo, 12h.
DSC_1438   DSC_1445
 
Montando a Pizza
Esta é a parte mais fácil e divertida!
Se tiver criança em casa esta é a hora de chamá-las para ajudar! Crianças que crescem na cozinha pegam gosto pela coisa. Pode apostar!
 
Por não comermos tanto pizza em casa, ainda não temos pedras refratárias, que os grandes pizzaiolos possuem para colocar no forno. Estas pedras são super importantes para que as pizzas não adquiram aquelas consistência de biscoito, típicas de fornos convencionais. 
Mas quem não tem pedra não vai deixar de fazer pizza, não é mesmo?
 
Para quem possui pedra refratária, colocá-las em temperatura alta por cerca de 1h30 antes de colocar as pizzas no forno.
 
Hora de esticar a massa
1. Polvilhe uma superfície com farinha de milho, de arroz ou de trigo (as duas primeiras são melhores pois absorvem mias umidade) e pegue uma bola de massa mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis ou menor e comece.
2. Abra com um rolo de macarrão. Conforme for abrindo a massa vá polvilhando com farinha para ela não grudar e não umidificar.
3. Caso você goste de de borda, não passe o rolo na pontas das massas. Ou você pode esticá-la e ao final dar uma enroladinha nas pontas.
4. Coloque a massa depois de esticada para pré-assar. Ela não demora muito tempo. É só um tempo de uma pré-cozida. Principalmente quando esta é feita em um forno sem pedra. Você pode colocar no forno, caso a massa seja fina, por cerca de 4 minutos, mas vai depender da regulagem do seu forno.
DSC_1462   DSC_1470
 
Assim que retirar do forno, você já pode montá-la!
 
Coloque uma camada fina de molho de tomate, equivalente a um pouco mais de meia concha, e leve ao forno para esquentar.
 
Nossas escolhas foram:
. Pizza Mediterrânea –  Mussarela, abobrinha, beringela e tomate (é importante dar uma refogada na abobrinha e beringela, pois a pizza fica pronta mais rápida do que o tempo de cozimento dos ingredientes)
. Pizza Mamma Jamma – Cream Cheese com Alho Poró 
. Pizza Tradicional – Margherita com Rúcula
DSC_1446     DSC_1481
DSC_1483     DSC_1497
É isso! Agora é só abrir um bom vinho e se divertir com os amigos!
Se tiver alguma dúvida escreva para gente. Teremos o maior prazer em ajudar!
Anúncios

Um pensamento sobre “Feriadão com pizza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s